YO !
No ultimo post falei sobre algumas características e linha cronológica do desenvolvimento de games (e da carreira) de Shigeru Miyamoto. Não se lembram?
CONTINUANDO ~LE FUCKIN’ EVOLUTION LIST DE UNCLE MIYAMOTS~

E não, não conta o Nintendo Wii. u_u ), não adiantando muito a grandeza do nome por ter sido no mais tardar reduzido apenas para o que conhecemos, o Nintendo 64, pelo simples fato de que acharam o nome grande demais. (oh,seriously? –q)
O novo console da 5ª geração apareceu nas lojas nipônicas em Junho de 1996 e só chegou em terras ocidentais no mesmo ano em setembro. Valendo relembrar que o console seguiu a tradição da Nintendo em ser anunciado alguns anos antes do lançamento de qualquer coisa, e quando finalmente chegou, trouxe consigo 3 games: Super Mario 64, Wave Race 64 e PilotWings 64, foram mais do que suficientes para mostrar a novidade do momento criada por Miyamoto no Super Mario, substituindo aquelas fases lineários e sprites 2D para um mundo tridimensional de 64 bits inventando uma maneira nova e interativa de jogar vídeo game, mesmo não tendo sido o primeiro jogo 3D, Super Mario 64 foi aplaudido de pé pelo o público e foi indicado como um dos melhores jogos que já existiu.
Um ano depois do lançamento do N64 era claro que Uncle M iria trazer todos as suas franquias para o novo console, seguindo com Star Fox 64,Yoshi's Story, 1080° Snowboarding e F-Zero X até o estrondoso e mundialmente conhecido sucesso de The Legend of Zelda: Ocarina of Time. O jogo foi muito bem reconhecido por trazer todo o reino de Hyrule para o FUCKIN’ 3D, desde o mais simples sprite de um pedaço de grama até as suas músicas bem trabalhadas. Outra criação de Uncle M considerada como um dos maiores jogos que já existiram, vendendo somente no seus primeiros meses de lançamento cerca de 5 fuckin’ milhões de cópias e dois relançamentos para dois novos consoles. É simplesmente um game obrigatório para aquele que se diz fã das histórias do guerreiro Link (ZELDA IT’S A FUCKIN’ GIRL’S NAME !) :
Com o passar de alguns anos... Shigeru começou a receber o reconhecimento mundial, sendo indicado para o Hall da Fama da Academia de Artes e Ciências Interativas (evento responsável pela a premiação anual de desenvolvedores de games revolucionários), também teve a honra de receber uma estrela numa espécie de “Calçada dos Games” de um shopping Center de São Francisco, baseada na Calçada da Fama de Hollywood (hoho, seriously? ² -q).
No ano de 2007 foi o campeão na Game Developers Choice Awards (o Oscar dos desenvolvedores de jogos) na categoria Life Archievement Award (prêmio pelo o sucesso de suas franquias), não era para menos de se esperar, contribuiu com vários games que já citei neste post e no anterior, além de auxiliar no desenvolvimento de alguns outros. E por também sempre estar dando suas idéias na parte técnica no desenvolvimento de novos consoles para sua empresa, como o Nintendo Ds e o Nintendo Wii. No mesmo ano conseguiu a uma colocação entre as 100 Personalidades mais Influentes do Ano pela a Revista TIME, integrando a lista também no ano posterior (2008). Conseguiu também a classificação de Game do Ano de 2010 para o jogo Super Mario Galaxy 2, eleito pela a Gamespot.
No ano de 2007 foi o campeão na Game Developers Choice Awards (o Oscar dos desenvolvedores de jogos) na categoria Life Archievement Award (prêmio pelo o sucesso de suas franquias), não era para menos de se esperar, contribuiu com vários games que já citei neste post e no anterior, além de auxiliar no desenvolvimento de alguns outros. E por também sempre estar dando suas idéias na parte técnica no desenvolvimento de novos consoles para sua empresa, como o Nintendo Ds e o Nintendo Wii. No mesmo ano conseguiu a uma colocação entre as 100 Personalidades mais Influentes do Ano pela a Revista TIME, integrando a lista também no ano posterior (2008). Conseguiu também a classificação de Game do Ano de 2010 para o jogo Super Mario Galaxy 2, eleito pela a Gamespot.
Nome do jogo
|
Ano de lançamento
|
Nome do console
|
Papel de Miyamoto
|
Radar Scope
|
1980
|
Arcade
|
Diretor
|
Donkey Kong
|
1981
|
Arcade
|
Diretor
|
Donkey Kong Jr.
|
1982
|
Arcade
|
Diretor
|
Donkey Kong 3
|
1984
|
Famicom/NES
|
Diretor
|
Super Mario Bros.
|
1985
|
Famicom/NES
|
Diretor
|
The Legend of Zelda
|
1986/1987
|
Famicom/NES
|
Produtor/Diretor
|
Zelda II: The Adventure of Link
|
1987/1988
|
Famicom/NES
|
Produtor
|
Super Mario Bros. 2
|
1988
|
Famicom/NES
|
Diretor
|
Super Mario Bros. 3
|
1988/1990
|
Famicom/NES
|
Diretor
|
F-Zero
|
1990/1991
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor
|
Super Mario World
|
1990/1991
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor
|
The Legend of Zelda: A Link to the Past
|
1991/1992
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor
|
Super Mario Kart
|
1992
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor
|
Wave Race
|
1992
|
Game Boy
|
Produtor
|
The Legend of Zelda: Link's Awakening
|
1993
|
Game Boy
|
Produtor
|
Star Fox
|
1993
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor
|
Super Mario All-Stars
|
1993
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor/Diretor
|
Yoshi's Safari
|
1993
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor
|
Donkey Kong
|
1994
|
Game Boy
|
Produtor
|
Earthbound
|
1994/1995
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor
|
Super Mario World 2: Yoshi's
|
1995
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor
|
Mole Mania
|
1996
|
Game Boy
|
Produtor
|
Super Mario RPG
|
1996/1997
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor
|
Super Mario 64
|
1996/1997
|
Nintendo 64
|
Produtor/Diretor
|
Wave Race 64
|
1996/1997
|
Nintendo 64
|
Produtor
|
Mario Kart 64
|
1996/1997
|
Nintendo 64
|
Produtor
|
Star Fox 64
|
1997
|
Nintendo 64
|
Produtor
|
Yoshi's Story
|
1997/1998
|
Nintendo 64
|
Produtor de supervisão
|
1080° Snowboarding
|
1998
|
Nintendo 64
|
Produtor
|
F-Zero X
|
1998
|
Nintendo 64
|
Produtor
|
The Legend of Zelda: Ocarina of Time
|
1998
|
Nintendo 64
|
Produtor/Diretor
|
F-Zero Expansion Kit
|
1999
|
Nintendo 64DD
|
Produtor
|
Mario Artist
|
1999
|
Nintendo 64DD
|
Produtor/Diretor
|
Super Smash Bros.
|
1999
|
Nintendo 64
|
Produtor
|
The Legend of Zelda: Majora's Mask
|
2000
|
Nintendo 64
|
Produtor
|
Paper Mario
|
2001
|
Nintendo 64
|
Produtor
|
Super Mario Advance
|
2001
|
Game Boy Advance
|
Produtor
|
Wario Land 4
|
2001
|
Game Boy Advance
|
Produtor
|
Luigi's Mansion
|
2001
|
GameCube
|
Produtor
|
Wave Race: Blue Storm
|
2001
|
GameCube
|
Produtor
|
Mario Kart: Super Circuit
|
2001
|
Game Boy Advance
|
Produtor
|
Pikmin
|
2001
|
GameCube/wii(npc)
|
Produtor/Diretor
|
Super Smash Bros. Melee
|
2001
|
GameCube
|
Produtor
|
Super Mario World: Super Mario Advance 2
|
2002
|
Game Boy Advance
|
Produtor
|
Doshin the Giant
|
2002
|
GameCube
|
Produtor
|
Eternal Darkness: Sanity's Requiem
|
2002
|
GameCube
|
Produtor
|
Super Mario Sunshine
|
2002
|
GameCube
|
Produtor
|
Yoshi's
|
2002
|
Game Boy Advance
|
Produtor
|
Metroid Prime
|
2002
|
GameCube
|
Produtor
|
The Legend of Zelda: The Wind Waker
|
2002/2003
|
GameCube
|
Produtor
|
F-Zero GX
|
2003
|
GameCube
|
Produtor
|
Mario Golf: Toadstool Tour
|
2003
|
GameCube
|
Supervisor
|
Donkey Konga
|
2003
|
GameCube
|
Supervisor
|
The Legend of Zelda: Four Swords
|
2003
|
GameCube
|
Produtor
|
Mario & Luigi: Superstar Saga
|
2003
|
Game Boy Advance
|
Produtor
|
Metroid Prime 2: Echoes
|
2004
|
GameCube
|
Produtor
|
Pikmin 2
|
2004
|
GameCube/wii(npc)
|
Produtor
|
Paper Mario: The Thousand-Year Door
|
2004
|
GameCube
|
Produtor
|
Donkey Kong Jungle Beat
|
2004
|
GameCube
|
Produtor Geral
|
Super Mario 64 DS
|
2004
|
DS
|
Produtor
|
Star Fox: Assault
|
2005
|
GameCube
|
Produtor
|
Nintendogs
|
2005
|
DS
|
Produtor
|
The Legend of Zelda: Twilight Princess
|
2006
|
GameCube/Wii
|
Produtor
|
Wii Sports
|
2006
|
Wii
|
Produtor
|
New Super Mario Bros.
|
2006
|
DS
|
Supervisor
|
Super Mario Galaxy
|
2007
|
Wii
|
Produtor
|
Super Smash Bros Brawl
|
2008
|
Wii
|
Produtor
|
Wii Fit
|
2008
|
Wii
|
Produtor
|
The Legend of Zelda - Skyward Sword
|
2011
|
Wii
|
Produtor
|
Luigi's Mansion 2
|
2011
|
Nintendo 3DS
|
Diretor
|
“E agora, já conhecem um pouco mais sobre o seu deus? (Nintendistas)
um pouco mais sobre seu concorrente? (Sonystas e Caixistas)
um pouco mais sobre seu concorrente? (Sonystas e Caixistas)