YO !
No ultimo post falei sobre algumas características e linha cronológica do desenvolvimento de games (e da carreira) de Shigeru Miyamoto. Não se lembram?
CONTINUANDO ~LE FUCKIN’ EVOLUTION LIST DE UNCLE MIYAMOTS~
Fechando a linha de criações do Miyamoto de criações para o já falecido Super Nintendo, ficou o The Legend of Zelda: A Link To The Past, após isso, Shigeru continuou trabalhando com o games mas apenas no no auxílio do desenvolvimento de outros jogos e assuntos da Nintendo até o seu retorno com Super Mario 64 e o também já em óbito Nintendo 64 (N64 para os íntimos)! Shigeru criou não só um jogo que inovou nas regras de jogabilidade e gráfico (sprites 2D para o FUCKIN’ 3D), mas que também puxou o ‘ trenzinho da nostalgia nitendista ‘ , com um console que chegou mostrando que vídeo games tinham uma perfeita capacidade de se superarem cada vez mais com processadores gráficos e de auditivos evoluindo gradativamente, foi a prova de que os hardwares com processadores mais complexos poderiam trabalhar em uma quase perfeita sincronia, na época foi um grande desafio para os programadores da Nintendo. Mesmo o anúncio de sua produção sendo feito em 1993 com o estranho nome de Project Reality, só foi divulgado ao público em 1995 sendo chamado de Nintendo Ultra 64 (os caras quase não curtem uma grandeza, repararam? SUPER Nintendo, Nintendo ULTRA, ainda espero pelo o dia do PERFECT Nintendo ou algo do tipo. –q
E não, não conta o Nintendo Wii. u_u ), não adiantando muito a grandeza do nome por ter sido no mais tardar reduzido apenas para o que conhecemos, o Nintendo 64, pelo simples fato de que acharam o nome grande demais. (oh,seriously? –q)
O novo console da 5ª geração apareceu nas lojas nipônicas em Junho de 1996 e só chegou em terras ocidentais no mesmo ano em setembro. Valendo relembrar que o console seguiu a tradição da Nintendo em ser anunciado alguns anos antes do lançamento de qualquer coisa, e quando finalmente chegou, trouxe consigo 3 games: Super Mario 64, Wave Race 64 e PilotWings 64, foram mais do que suficientes para mostrar a novidade do momento criada por Miyamoto no Super Mario, substituindo aquelas fases lineários e sprites 2D para um mundo tridimensional de 64 bits inventando uma maneira nova e interativa de jogar vídeo game, mesmo não tendo sido o primeiro jogo 3D, Super Mario 64 foi aplaudido de pé pelo o público e foi indicado como um dos melhores jogos que já existiu.
Um ano depois do lançamento do N64 era claro que Uncle M iria trazer todos as suas franquias para o novo console, seguindo com Star Fox 64,Yoshi's Story, 1080° Snowboarding e F-Zero X até o estrondoso e mundialmente conhecido sucesso de The Legend of Zelda: Ocarina of Time. O jogo foi muito bem reconhecido por trazer todo o reino de Hyrule para o FUCKIN’ 3D, desde o mais simples sprite de um pedaço de grama até as suas músicas bem trabalhadas. Outra criação de Uncle M considerada como um dos maiores jogos que já existiram, vendendo somente no seus primeiros meses de lançamento cerca de 5 fuckin’ milhões de cópias e dois relançamentos para dois novos consoles. É simplesmente um game obrigatório para aquele que se diz fã das histórias do guerreiro Link (ZELDA IT’S A FUCKIN’ GIRL’S NAME !) :
Com o passar de alguns anos... Shigeru começou a receber o reconhecimento mundial, sendo indicado para o Hall da Fama da Academia de Artes e Ciências Interativas (evento responsável pela a premiação anual de desenvolvedores de games revolucionários), também teve a honra de receber uma estrela numa espécie de “Calçada dos Games” de um shopping Center de São Francisco, baseada na Calçada da Fama de Hollywood (hoho, seriously? ² -q).
No ano de 2007 foi o campeão na Game Developers Choice Awards (o Oscar dos desenvolvedores de jogos) na categoria Life Archievement Award (prêmio pelo o sucesso de suas franquias), não era para menos de se esperar, contribuiu com vários games que já citei neste post e no anterior, além de auxiliar no desenvolvimento de alguns outros. E por também sempre estar dando suas idéias na parte técnica no desenvolvimento de novos consoles para sua empresa, como o Nintendo Ds e o Nintendo Wii. No mesmo ano conseguiu a uma colocação entre as 100 Personalidades mais Influentes do Ano pela a Revista TIME, integrando a lista também no ano posterior (2008). Conseguiu também a classificação de Game do Ano de 2010 para o jogo Super Mario Galaxy 2, eleito pela a Gamespot.
No ano de 2007 foi o campeão na Game Developers Choice Awards (o Oscar dos desenvolvedores de jogos) na categoria Life Archievement Award (prêmio pelo o sucesso de suas franquias), não era para menos de se esperar, contribuiu com vários games que já citei neste post e no anterior, além de auxiliar no desenvolvimento de alguns outros. E por também sempre estar dando suas idéias na parte técnica no desenvolvimento de novos consoles para sua empresa, como o Nintendo Ds e o Nintendo Wii. No mesmo ano conseguiu a uma colocação entre as 100 Personalidades mais Influentes do Ano pela a Revista TIME, integrando a lista também no ano posterior (2008). Conseguiu também a classificação de Game do Ano de 2010 para o jogo Super Mario Galaxy 2, eleito pela a Gamespot.
Nome do jogo
|
Ano de lançamento
|
Nome do console
|
Papel de Miyamoto
|
Radar Scope
|
1980
|
Arcade
|
Diretor
|
Donkey Kong
|
1981
|
Arcade
|
Diretor
|
Donkey Kong Jr.
|
1982
|
Arcade
|
Diretor
|
Donkey Kong 3
|
1984
|
Famicom/NES
|
Diretor
|
Super Mario Bros.
|
1985
|
Famicom/NES
|
Diretor
|
The Legend of Zelda
|
1986/1987
|
Famicom/NES
|
Produtor/Diretor
|
Zelda II: The Adventure of Link
|
1987/1988
|
Famicom/NES
|
Produtor
|
Super Mario Bros. 2
|
1988
|
Famicom/NES
|
Diretor
|
Super Mario Bros. 3
|
1988/1990
|
Famicom/NES
|
Diretor
|
F-Zero
|
1990/1991
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor
|
Super Mario World
|
1990/1991
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor
|
The Legend of Zelda: A Link to the Past
|
1991/1992
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor
|
Super Mario Kart
|
1992
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor
|
Wave Race
|
1992
|
Game Boy
|
Produtor
|
The Legend of Zelda: Link's Awakening
|
1993
|
Game Boy
|
Produtor
|
Star Fox
|
1993
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor
|
Super Mario All-Stars
|
1993
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor/Diretor
|
Yoshi's Safari
|
1993
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor
|
Donkey Kong
|
1994
|
Game Boy
|
Produtor
|
Earthbound
|
1994/1995
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor
|
Super Mario World 2: Yoshi's
|
1995
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor
|
Mole Mania
|
1996
|
Game Boy
|
Produtor
|
Super Mario RPG
|
1996/1997
|
Super Famicom/Super NES
|
Produtor
|
Super Mario 64
|
1996/1997
|
Nintendo 64
|
Produtor/Diretor
|
Wave Race 64
|
1996/1997
|
Nintendo 64
|
Produtor
|
Mario Kart 64
|
1996/1997
|
Nintendo 64
|
Produtor
|
Star Fox 64
|
1997
|
Nintendo 64
|
Produtor
|
Yoshi's Story
|
1997/1998
|
Nintendo 64
|
Produtor de supervisão
|
1080° Snowboarding
|
1998
|
Nintendo 64
|
Produtor
|
F-Zero X
|
1998
|
Nintendo 64
|
Produtor
|
The Legend of Zelda: Ocarina of Time
|
1998
|
Nintendo 64
|
Produtor/Diretor
|
F-Zero Expansion Kit
|
1999
|
Nintendo 64DD
|
Produtor
|
Mario Artist
|
1999
|
Nintendo 64DD
|
Produtor/Diretor
|
Super Smash Bros.
|
1999
|
Nintendo 64
|
Produtor
|
The Legend of Zelda: Majora's Mask
|
2000
|
Nintendo 64
|
Produtor
|
Paper Mario
|
2001
|
Nintendo 64
|
Produtor
|
Super Mario Advance
|
2001
|
Game Boy Advance
|
Produtor
|
Wario Land 4
|
2001
|
Game Boy Advance
|
Produtor
|
Luigi's Mansion
|
2001
|
GameCube
|
Produtor
|
Wave Race: Blue Storm
|
2001
|
GameCube
|
Produtor
|
Mario Kart: Super Circuit
|
2001
|
Game Boy Advance
|
Produtor
|
Pikmin
|
2001
|
GameCube/wii(npc)
|
Produtor/Diretor
|
Super Smash Bros. Melee
|
2001
|
GameCube
|
Produtor
|
Super Mario World: Super Mario Advance 2
|
2002
|
Game Boy Advance
|
Produtor
|
Doshin the Giant
|
2002
|
GameCube
|
Produtor
|
Eternal Darkness: Sanity's Requiem
|
2002
|
GameCube
|
Produtor
|
Super Mario Sunshine
|
2002
|
GameCube
|
Produtor
|
Yoshi's
|
2002
|
Game Boy Advance
|
Produtor
|
Metroid Prime
|
2002
|
GameCube
|
Produtor
|
The Legend of Zelda: The Wind Waker
|
2002/2003
|
GameCube
|
Produtor
|
F-Zero GX
|
2003
|
GameCube
|
Produtor
|
Mario Golf: Toadstool Tour
|
2003
|
GameCube
|
Supervisor
|
Donkey Konga
|
2003
|
GameCube
|
Supervisor
|
The Legend of Zelda: Four Swords
|
2003
|
GameCube
|
Produtor
|
Mario & Luigi: Superstar Saga
|
2003
|
Game Boy Advance
|
Produtor
|
Metroid Prime 2: Echoes
|
2004
|
GameCube
|
Produtor
|
Pikmin 2
|
2004
|
GameCube/wii(npc)
|
Produtor
|
Paper Mario: The Thousand-Year Door
|
2004
|
GameCube
|
Produtor
|
Donkey Kong Jungle Beat
|
2004
|
GameCube
|
Produtor Geral
|
Super Mario 64 DS
|
2004
|
DS
|
Produtor
|
Star Fox: Assault
|
2005
|
GameCube
|
Produtor
|
Nintendogs
|
2005
|
DS
|
Produtor
|
The Legend of Zelda: Twilight Princess
|
2006
|
GameCube/Wii
|
Produtor
|
Wii Sports
|
2006
|
Wii
|
Produtor
|
New Super Mario Bros.
|
2006
|
DS
|
Supervisor
|
Super Mario Galaxy
|
2007
|
Wii
|
Produtor
|
Super Smash Bros Brawl
|
2008
|
Wii
|
Produtor
|
Wii Fit
|
2008
|
Wii
|
Produtor
|
The Legend of Zelda - Skyward Sword
|
2011
|
Wii
|
Produtor
|
Luigi's Mansion 2
|
2011
|
Nintendo 3DS
|
Diretor
|
“E agora, já conhecem um pouco mais sobre o seu deus? (Nintendistas)
um pouco mais sobre seu concorrente? (Sonystas e Caixistas)
um pouco mais sobre seu concorrente? (Sonystas e Caixistas)