S'up dudes?!
Tudo bem com vocês? Espero  que sim.
Fernando Alony aqui para um post nostálgico e bem manjado.

Como o título já diz, falarei um pouco sobre o que acho sobre grandes games de sucesso que compartilham da mesma fórmula , mas ainda sim original da sua maneira.

Vou começar por títulos e gêneros que todos conhecem e já jogaram (mais pra frente falo dos clichês em games mais atuais), pois se tratam de clássicos.

O Famoso Clichê ''Salve a Princesa.''
Ah, só poderíamos começar com esse!
Tenho certeza que todo gamer já salvou várias, dessas princesas, que conseguem ser tão descuidadas a ponto de serem sequestradas por inúmeras sequências de games! E que a cada game deixa a missão ao herói (quase sempre o par romântico) de resgatá-la.
Acho que já sabem o maior exemplo disso né?
O primeiro que vem a cabeça é o inesquecível Super Mario Bros.
Mario se dando bem!

Perdi as contas de quantas vezes arranquei a Princesa Peach das garras de Bowser,  com pisões em sua cabeça!
Mas não importa, sempre haverá uma sequência que esse docinho de Pêssego se deixa ser capturada por esse monstro malvado.
A luta mais emocionante da sua infância.
                                   
E lá está o encanador bigodudo mais famoso do mundo para salvá-la em nome do amor...
Só me questiono se ele não se cansa, e tranca ela dentro de um cofre.

                                                     
Seguindo essa linha temos outro clássico que os mais velhos vão se lembrar.
Em Ghouls'N Ghosts o cavaleiro Arthur, enfrenta bravamente criaturas das trevas, em busca de uma princesa também. Usando lanças, espadas, tochas mágicas e bestas, ele derrota zumbis, vampiros e demônios, para salvar seu amor. E sua disposição é tão grande que mesmo de cueca ele não desiste de sua missão!!
Arthur com sua famosa cuequinha!


E porque não citar aqui um game que carrega o nome de sua princesa no nome? A série Zelda, tão conhecida e amada por maioria esmagadora da comunidade gamer, trás o bravo Link, enfrentando os desafios pelo mundo de Hyrule, para sempre derrotar Ganon e resgatar a bela Zelda.
Fazendo uma serenata pra Zelda...As mina pira.
Mas como todos que jogaram sabe , que a trama muda, se tornando mais profunda e te prendendo em cada game.
Que bonitinho!
Ainda sim não foge a regra desse clichê de salvar a donzela....



Mudando de gênero, falaremos de um clichê que cobre quase todas as histórias de games de tal gênero.

No gênero luta, o clichê predominante que faz você resumir a história do game em 5 min, é sempre o mesmo.

Torneio de Artes Marciais.
Ou apenas um torneio (ilegal) que reuni lutadores ao redor do mundo (ou dos mundos/dimensões/reinos/planos/tempo) para cair na porrada com, um prêmio em dinheiro (que quase sempre dá pra ficar rico por 19 gerações) para o vencedor/vencedores.

O que realmente diferencia as tramas nesse gênero então?
A resposta é: A história de cada personagem e o motivo para entrar em tal evento.
O ponto forte das tramas em games de luta se dá ao fato dos personagens que participam do torneio, ter suas próprias motivações pessoais,ambições ou sede de vingança.

E isso não atrapalha em nada ao game ter uma história complexa , envolvente e interessante. 



Pois já que cada personagem diferente tem uma trama paralela,a gama de histórias por trás é imensa!

Citarei alguns dos mais famosos.

Street Fighter (Series)
Game de luta CLÁSSICO, que gira em torno de um torneio com os lutadores mais fortes do mundo, como patrocinador a Shadaloo: Organização criminosa liderada por Bison.

Nos games mais atuais, quem patrocinou foi a S.I.N com Seth no comando e papel de Boss, porém ainda sim tinha Shadaloo por trás.


Mortal Kombat (Series)
Teve um reboot na série , mas que não deixou de lado a trama sobre um torneio , organizado por Shao Kahn que, precisa de 10 Vitórias para dominar o Earthrealm.
Toasty!
O torneio que dá nome ao game, recepciona lutadores de várias dimensões/planos que tem como chamariz as lutas violentas e sanguinárias, com direito a matar o adversário como forma de vitória completa. (FINISH HIM). As vezes só ficar vivo já é um belo prêmio pra quem participa do Mortal Kombat.



The King Of Fighters (Series)
Esse já foi organizado por vários figurões, sendo os mais famosos (e fodas) Geese Howard e Rugal Bernestein.
Nesse a luta com uma equipe de 3 integrantes domina, e é uma reunião também de lutadores de todo o mundo.
Rixas entre os participantes que já se conhecem de outros torneios, são um dos principais motivos para as batalhas acirradas.
Quem será o Rei dos Lutadores?
Deuses antigos e poderes místicos estão presentes , mas o prêmio em grana para o time campeão é um belo de um motivador. Além da fama.



Tekken (series)
Com uma história mais complexa como motivo do torneio ser criado, a Mishima Zaibatsu é a empresa que patrocina o show de pancadaria. Mais uma vez o prêmio em dinheiro é um forte motivador aqui.
Aqui temos duelos entre lutadores de várias artes marciais, irmãs, pai e filho (e avô), com um show de movimentos bem detalhados e cenários belos.
A galera estilosa que desce a porrada em Tekken!
Heihachi Mishima foi o primeiro a anunciar o The King Of Iron Fist Tournament, ou Tekken como é conhecido o torneio.


Claro, que existem clichês em outros games, mas esse foi só pra mostrar que apesar de uma fórmula estar batida, sempre podem inovar nela.
Desde que as empresas que criem se dediquem para isso!
Eu fico por aqui,  e espero que tenham gostado!!
Abraços e See ya'
F.A.

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