Hey S'up Dudes?
Tudo ok com vocês?

Fernando Alony aqui novamente e hoje com um post diferente e bem legal.(Que vai se tornar uma série de posts)

Como a maioria sabe sou MUITO fã de games de Luta...Mas MUITO mesmo, MAS é MUITO...
Entenderam né?
EU AMO GAMES DE LUTA!!!

Então sou um expert no assunto e venho ajudar vocês numa tarefa difícil:

As vezes você começa um game de luta novo, não sabe jogar com ninguém...
Mas quem joga há algum tempo sabe que os games de luta possuem alguns padrões a seguir.
Porém depende do estilo do game. Vou generalizar um pouco mas depois eu aprofundo mais.
A questão é, games de luta em 2D ( nos quais você só vai pra frente ou pra trás - direita/esquerda- como em Street Fighter, KOF ou Mortal Kombat)
e os games de Luta em 3D (como Tekken, Soul Calibur ou Dead or Alive que você pode mover no cenário como um todo até paredes ou abismos.)
Quando digo em 2D e 3D me refiro a FORMA DE MOVIMENTAÇÃO e NÃO GRÁFICOS OKAY!???!!?!?

Então como eu havia dito, existem padrões nos dois estilos.
Vou começar com o mais clássico que é o 2D para que todos já comecem a jogar xD.

Enfim, aqui vou ensinar em como saber que personagem você tem mais facilidade de jogar e aprender os golpes mais rápido.

Vou pegar o Street Fighter por exemplo por ser um dos mais conhecidos e que TODO mundo já jogou.
Depois entrarei mais em detalhes nos outros games.

Em Street Fighter tem alguns personagens que destoam MUITO de um para o outro na forma de jogar.
Vou pegar dois exemplos.


                                              Ken/Ryu/Akuma e Zangief/Guile/Blanka/Chun-li


No primeiro trio, temos personagens baseados em ataques que usam a milenar arte do QCF (Quarter Circle Forward) ou o famoso Meia-Lua pra frente (Hadouken).
Tem também golpes de Meia-Lua pra trás (Tatsumaki Senpuu Kyaku) e também os de comando ''Z'' (Shoryuken) que seria o comando pra frente, baixo e frente+baixo.
Esse tipo de personagem está presente na maioria ESMAGADORA de games de luta.E são os que é quase obrigação saber jogar.

MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS
Mas em contra partida temos no segundo trio, 3 tipos de personagens diferentes no mesmo game:

Zangief: Seria o personagem de ''Cacth'' , "'Agarrão'', ''Catada'' ou ''Throw''. É um tipo de personagem que usa comandos um pouco mais complicados na minha opinião, mas que sempre causam muito dano.
Seria basicamente os personagens que lutam jogando seu char contra o chão, usando pilão, ou golpes de WWE (SAKOSAKSAPOSAK).Comandos como Lua Completa , aonde você faz um movimento de 360º graus no digital do controle pra executar um special.
E existem algumas variações como QCF+CB, que seria a meia -lua pra frente e voltar para o lado oposto.

Guile: Esse é um personagem ''Charger'' ou ''Que Carrega''. Seus dois golpes são desse tipo por isso será fácil explicar.Personagens de charge são personagens cujo seus golpes consistem em apertar o direcional para uma direção e esperar por um tempo (rápido) e para a direção oposta para executá-lo.
São bem simples de se executar, O Sonic Boom (ALEX FULL SAKPOSAKAS) é o exemplo de charge que você segura o botão de ir para trás, espera e depois aperta o botão para frente e o botão do golpe(Soco).
Seu outro golpe o Flash Kick (Vulgarmente conhecido como FACÃO) segue o mesmo principio, porém , você deve segurar pra baixo, esperar depois para cima e o botão (chute.)
Os especiais geralmente consistem em fazer essa sequência duas vezes... Nada muito difícil.(Não no caso do Guile ele é mais complicado ¬¬)

Blanka/Chun-li: Possui golpe de ''Tap Button'' ou ''Quebra controle'' , é o tipo de personagem que seu comando é apertar o botão seguidamente e rapidamente pra executar o golpe.
Seria no caso o Eletric Discharge do Blanka (Choquinho) que você aperta o botão de soco rapidamente e a Chun-li possui o golpe aonde ela lança uma sequência de chutes em uma velocidade gigante chamado Lightning Legs (Hyakuretsukyaku) aonde você deve apertar rapidamente o botão de chute.


Isso é um pouco pra entender como funciona algumas mecânicas bem pra iniciantes mesmo.
Bem , essa é a explicação BEM básica de ALGUNS golpes dos personagens de games 2D.
É só o começo então nem vou me aprofundar muito.
Será uma série comigo ensinando a escolher o que melhor se encaixa com suas habilidades...
Enfim nos vemos no próximo! See Ya'

F.A.
Fernando Alony / Serious Hero.





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