Quem a foda é Miyamoto ?!
(and what's wrong with his hair?)





Bem...possivelmente é o cara responsável pela a sua nostalgia das tardes dosanos 80 e 90. Se tiverem no mínimo lido o título do post,já deve saber quem é o cara...
Para os nintendistas: um deus, para os gamers: um homem com um trabalho facinante,de peso e que merece o seu respeito,para quem nem sabe o que é video game: um cara qualquer (a propósito,essa classe que morra).


SENHORAS E SENHORES... COM VOCÊS...

http://n-europe.com/newsgfx/shigeru-miyamoto.jpg

SHIGERU MIYAMOTO !

Oriundo de Kyoto,Japão. Nasceu em 16 de novembro de 1952 (Já está velhinho,não acham?),é o segundo filho
casal formado por Lijake Miyamoto e Hinako Aruha. Myiamoto foi uma criança comum, gostava de desenhar,pintar,brincar, (principalmente de explorador,daí a ideia de Zelda,essa história você pode conhecer melhor aqui) desenhar, desde essa época já mostrava uma grande afinidade para as artes.
Formado em Designer Industrial,iniciou sua história na Nintendo assim queformado em 1977,começou de baixo trabalhando com o revestimento exterior de máquinas de arcades,só lançou seu primeiro jogo 4 anos maistarde em 1981,o famoso Donkey Kong, o patriarca da plataformas:


Notem que o Mario já existia nessa época, mas ainda era conhecido apenas como 'Jumpman'.Donkey Kong ainda não era aquele gorila engraçado que conhecemos no Super Nintendo,era o inimigo do Jumpman.O Jogo não tinha muita história,era aquele velho dilema: a princesa Peach era sequestrada (ahvá!)
e o bigodudo ia atrás.
Depois de ter demonstrado seu potencial como criador para toda a Nintendo e o resto do mundo, sua empresa o apoiou em seu próximo projeto,lançado 4anos depois e que fez o maior sucesso no mundo todo... sim... ele mesmo... Super Mario Bros. !
Originalmente feito para o Famicom,um console de 8-bits do tempo do seu avô, mas hoje em dia vemos ele até no maldito do Polystation :


FUCKIN' NOSTALGIA !

Miyamoto era famoso por seu método de ensinar o jogadores. Sabe aqueles tutoriais chatos que vemos na maioria dos jogos de hoje em dia? Alguns levam até algumas horas para serem concluídos. Myiamoto é do tipo de cara que te ensina jogando. Aquelas caixinhas de diálogo espalhadas por todo o
Super Mario World,por exemplo, vemos elas espalhadas até o final do jogo,foi uma sacada genial,não acham?
Vocês podem perceber essa característica também ao longo de vários outros jogos feitos pelo o japa.
Agora voltando à nossa linha-do-tempo-de-criações-geniais-do-tio-Myiamoto, não podemos esquecer do querido e adorado The Legend of Zelda, lançado em 1986, (1 ano depois do sucesso de Mario) Shigeru estava com a bola toda,cheio de criações e inovações em jogos, e Zelda não deixou a peteca cair,lançou mão de uma incrível jogabilidade, tramas complexas e bem desenvolvidas, com alguns ótimos puzzles, dando um outro sentido para o nome RPG:


Mesmo em gráficos 8-bits, Zelda fez uma legião de fãs e criou sua própria jogabilidade !
(It's dangerous to go alony ! Take this ! -qqqq)

Os primeiros jogos de Myiamoto foram lançados para os consoles mais antigos da Nintendo,como o Famicom/Nintendo (Nintendinho para os íntimos,e por favor não confunda Nintendo com Super Nintendo e nem venha me dizer que Famicom e Nintendo tem diferença. --') e o Game Boy.
No mais tardar, Shigeru produziu vários outros jogos para o Super Nintendo/Super Famicom/SNES como F-Zero,Super Mario World,The Legend of Zelda: A Link to the Past e Super Mario Kart :


F-Zero (1990)
(FALCON PUNCH !!11ONZE!)

Por volta desta época o japa já começou a mostrar uma de suas características que irritam muitos fãs da Nintendo: O SEU FUCKIN' ATRASO PRA LANÇAR OS GAMES OU DAR SEQUÊNCIA EM SUAS SÉRIES. O cara tem um dom natural para atrasar tudo o que toca, um exemplo disso é o atraso fenomenal para dar sequência ao Luigi's Mansion,cujo sequência só foi lançada 10 anos depois do primeiro jogo (ou ano passado),10 anos de atraso e conseguiu decepcionar vários fãs na última E3 :



O jogo foi avaliado por muitos como fraco e repetitivo,mostrando que Shigeru tem lá os seus problemas. Mas é claro que essa é a opinião do público, às vezes para você pode ser uma super aventura a estilo caça-fantasmas.


Agora que estamos falando das trapalhadas do Tio Miyamoto, é interessante lembrar o quanto o cara tem habilidade em 'meter os pés pelas mãos',quem nunca ouviu falar das suas trapalhas em entrevistas? O cara simplesmente tem uma mania terrível de fazer as pessoas entenderem acoisa errada, a mais famosa dessas foi aquela em que ele supostamente havia dito que iria se aposentar. Foi a maior confusão, vários fãs chocados fazendo protestos e enviando as cartas para a Nintendo pedindo para que o ídolo não se aposentasse,quando tudo aquilo não havia passado de um mal entendido,mas já era tarde demais, tinha se tornado oassunto de diversos blogs,revistas e até da televisão. E aqui um vídeode uma entrevista que ele teve para a UOL Jogos, onde vocês podem claramente ver a sua falta de habilidade para falar de seus trabalhos e deixar coisas subentendidas:


Um jeito simples de falar, bastante humilde, um ótimo artista, mas um péssimo empresário.
(delay aos 3:28 do vídeo. q)
(ficou meio subentendido a parte da aposentadoria.)



CONTINUA...

Leave a Reply